Estamos no You Tube!

Estamos no You Tube!
Clique para assistir o nosso vídeo, ou procure por "hdxadrez" no You Tube!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O JOGO DE XADREZ

A mais famosa lenda sobre o aparecimento do xadrez é a que o atribui ao sacerdote e filósofo indiano Sissa. Ele teria inventado o jogo de xadrez a fim de curar o tédio do entediado rei Kaide. O rei prometeu que se Sissa conseguisse animá-lo ele atenderia a qualquer pedido do seu sacerdote. Sissa lhe apresentou o jogo de xadrez e o rei ficou maravilhado. Para cumprir o que houvera prometido, o rei Kaide, numa audiência pública pediu a Sissa que lhe declarasse o seu pedido. O sacerdote pediu um grão de trigo pela primeira casa, 2 pela segunda, 4 pela terceira, 8 pela quarta e assim sucessivamente, dobrando a quantidade até chegar a última casa do tabuleiro. O rei ficou espantado perante um pedido que lhe pareceu tão modesto e insignificante. O rei solicitou aos seus matemáticos que calculassem a quantidade de trigo a ser dada ao sacerdote Sissa. Grande foi a surpresa do rei ao receber a notícia para cumprir o pedido que lhe fora feito. Apresentados os resultados dos cálculos verificou-se que todos os tesouros da Índia não eram suficientes para pagar a recompensa pedida. O número de grãos corresponde à fórmula 264 - 1, ou seja, é o número 18 446 744 073 709 551 615. Para se ter idéia da grandeza desse número, se uma pessoa pudesse contar do número um até chegar a esse número, contando de um em um e demorando um segundo por número seriam necessários quase sessenta bilhões de séculos! Para produzir tamanha quantidade de trigo seria preciso semear 76 vezes todos os continentes da terra. Para atender ao pedido, a quantidade de trigo seria suficiente para cobrir toda a superfície da terra com uma camada de dois centímetros de altura de trigo.

O jogo de xadrez é uma simulação de uma batalha entre dois bandos, representados por peças com diferentes funções, sobre um tabuleiro de oito por oito casas quadriculadas, somando um total de 64 casas de cores alternadas.

O objetivo do jogo é dar xeque mate ao rei adversário. O xeque mate significa um tipo de ataque ao rei adversário de forma que ele não tenha mais defesa ou fuga. Cada jogador possui 16 peças: um rei, uma dama, duas torres, dois bispos, dois cavalos e oito peões.

Nenhum comentário:

Clique e confira as promoções.

Clique e confira as promoções.
Promoção do mês: XADREZ INFANTIL por 10 R$

___________________

HdX - A União da Pedagogia com o Xadrez
Copyright 2008 - 2009 - Todos os direitos reservados.

Quer um contador? Contador de Visitas Gratis